Crédito Habitação
Se gostaria de comprar casa, siga esta seis dicas vitais para convencer o banco a aprovar o seu crédito habitação com o spread mais baixo possível. Na Remax Sun e Remax Mercado temos as melhores soluções tecnologias para agilizar o processo de compra e de venda. Conheça os nossos serviços: aqui.
Aqui vai algumas das dicas, com o agradecimento especial ao Doutor finanças
1. Assegure que a sua taxa de esforço não excede os 40%
A taxa de esforço é a sua capacidade para pagar a mensalidade do crédito à habitação. Os bancos terão mais abertura a aprovar o empréstimo se a sua taxa de esforço for inferior a 35%, podendo chegar a 40%. Se exceder 45%, será mais difícil obter a aprovação.
Para calcular a taxa de esforço basta que divida o total de mensalidades com o rendimento do agregado:
2. O empréstimo deverá ser 20% inferior ao valor da avaliação do imóvel
Quanto menos dinheiro pedir ao banco relativamente ao valor de avaliação do imóvel, mais hipóteses terá de ver o seu crédito aprovado com um spread mais baixo.
O empréstimo deve ser 20% inferior ao valor da avaliação – ou seja, se vai comprar uma casa avaliada em 100.000€, o seu crédito habitação deve ser inferior a 80.000€. Para isso, pode dar uma entrada com capital próprio (há alguns bancos que o exigem), ou ter a sorte de encontrar uma boa oportunidade no mercado do imobiliário.
3. Recorra a especialistas na negociação de crédito habitação
Andar a saltar de banco em banco a negociar condições de crédito habitação é uma tarefa demorada, burocrática, e que lhe irá consumir muito tempo e esforço, sem que isso resulte nas melhores condições possíveis.
Na rede Expogroup Algarve consegue o melhor acompanhamento, a melhor solução, mais rápida, fácil e segura.
4. Prove que a sua situação profissional é estável
Quanto mais estável for a sua situação profissional, mais hipóteses terá em ver o seu pedido de crédito aprovado. O banco precisa de assegurar que vai cumprir com o pagamento da prestação, mesmo que as taxas de juro subam. Para isso, os bancos consideram apenas os seus rendimentos fixos.
Peça à sua entidade empregadora uma declaração em que figure a data de entrada e o vínculo laboral com a empresa. Se for efectivo, melhor!
5. Apresente fiadores ou outros imóveis como garantia
Fiadores e garantias adicionais (terrenos, outros imóveis em seu nome) podem ajudar a assegurar a aprovação do crédito habitação com as melhores condições. Mesmo que não precise de fiadores, considere esta hipótese para aumentar a segurança do negócio que o banco vai fazer consigo.
6. Subscreva produtos ou serviços bancários para baixar o spread
As instituições financeiras oferecem spreads baixos por cada produto que subscrever no banco – p.ex. cartões de crédito, PPR (Plano Poupança Reforma), domiciliação de rendimentos, etc.
A aprovação do crédito habitação não depende da subscrição de produtos, mas cada produto subscrito ajuda a diminuir o spread. Tenha no entanto cuidado com os custos de alguns produtos que podem ser mais altos que a poupança conseguida com a diminuição do spread.
Na rede EXPOGroup Algarve tem acesso aos melhor consultores do ramo imobiliário no Algarve. Presentes nos concelhos de Portimão, Lagos, Loulé e Faro, oferecemos o melhor serviço para quem procura comprar casa, ou vender o seu imóvel, sempre com a garantia de que todos ganham.